domingo, 1 de junho de 2014

Pasta alla Vodka

Macarrão com molho de vodka: faz muito sentido


Vocês devem me achar meio multi-polar, pois a cada vez que escrevo um post conto como estou em uma certa fase, ora viciada em cozinha oriental, ora me maravilhando com pratos franceses e outras vezes endeusando a cozinha indiana. Apesar do meu interesse por certas regiões do globo depender muito da fase que estou vivendo, meu hábito de cozinhar comida italiana não me deixa. Já declarei outras vezes que macarrão (o molho é o que menos importa) é meu prato favorito, e ao menos uma vez por semana faço algum tipo de massa aqui em casa. Lembro que quando criança pedia pra minha mãe substituir arroz por macarrão e ela me explicava que não dava para comer macarrão com feijão. Apesar de hoje em dia eu entender e até aceitar que os dois  não vão bem, quando criança simplesmente não fazia sentido! Até porque, na nossa sopa de feijão tinha repolho e macarrão, juntos. Estranho né? Mas eu amava!

Não tem nada na cozinha que eu faça mais do que testar molhos diferentes pra comer com massa. E também sou bem chata com relação ao corte de massa que escolho para um molho. Me sinto incompreendida quando tento explicar que alguns molhos não vão bem com certas massas. Já cheguei a dar piti quando fiz um molho de queijo bem cremoso e a única massa que tinha em casa era capelline. Não pode! Mas deixando essas revelações embaraçosas à parte, com essa receita você não terá problemas. Escolha a massa de sua preferência, o molho é camarada e vai com tudo. Não se sabe se foram os americanos ou italianos que criaram essa receita, mas Pasta alla Vodka está no cardápios de vários restaurantes badalados e outros nem tanto. Logo fiquei curiosa pra provar, já que estou acostumada a fazer molhos que levem vinho na receita, um molho onde a estrela é a Vodka era novidade. Depois de provar em um restaurante, fui logo atrás da receita pra fazer em casa. É super simples de preparar e qualquer um acerta de primeira. O molho é cremoso e levemente aveludado, e eu adoro colocar um bacon no refogado pra incrementar o sabor. Dá pra colocar frango em cubos, claro, mas tem horas que o bacon vale a pena. Se for vegetariano, deixe a carne pra lá e faça mesmo assim.
PASTA ALLA VODKA

Ingredientes (2 pessoas):
  • 1 lata de tomates pelados desmanchados ou 2 xícaras de polpa de tomate
  • 1 cebola pequena picada
  • 3 dentes de alho
  • 4 fatias de bacon picados
  • 1/2 xícara de creme de leite
  • 1/2 xícara de vodka
  • uma pitada de orégano
  • uma pitada de pimenta calabresa
  • manjericão fresco picado

1) Esquente uma frigideira e coloque os pedacinhos de bacon. Frite o bacon em fogo médio até ficarem corados, uns 5 minutos. Na própria gordura do bacon, refogue a cebola por uns 5 minutos.
2) Adicione o alho e refogue por um minuto. Em seguida coloque a vodka e espere uns 2 minutos até que evapore. Adicione os tomates, óregano e pimenta calabresa e deixe cozinhando por 15 minutos.
3) Desligue o fogo, finalize com creme de leite e manjericão. Sirva com sua massa preferida e queijo ralado.

2 comentários:

  1. Olá,
    Eu adoro massas e esta ficou bem apetitosa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Já comi massas ao molho de vodka em restaurante várias vezes, e simplesmente AMO!
    Vou testar sua receita ;)
    Beijos

    ResponderExcluir