domingo, 3 de agosto de 2014

Smoothies: um estilo de vida



Eu tomo smoothies todos os dias. Gosto muito de tomar no café da manhã, ou no fim da tarde quando chego em casa esfomeada, mas ainda é cedo pra jantar. Também gosto de tomar antes de ir pra academia. Nesse caso gosto de colocar pó de proteína Whey pra reforçar o valor nutricional. Ou tem dias que estou querendo uma janta mais leve e tomo à noite substituindo a janta. Nesse caso é importante você caprichar nos ingredientes que dão sustância (coloco sementes de chia ou aveia) pra não morrer de fome depois.

Minha combinação preferida é banana, morangos, mirtilhos, framboesas (compro um pacote congelado que vem com as últimas três frutas), iogurte natural ou sabor baunilha. Essa é a base. Aí dependendo do propósito, coloco folhas de espinafre (que não tem gosto de nada, só deixa o smoothie mais nutritivo), sementes de chia ou aveia, óleo de coco ou óleo de linhaça. Depois bato tudo isso com um copo de leite de amêndoas (mas qualquer leite serve) e tomo feliz da vida, sem açúcar nem nada. O truque pra não precisar colocar açúcar, é deixar as bananas bem maduras, pretinhas. Aí descasco e congelo, o que também ajuda a deixar o smoothie com textura de milk shake. Se você gosta de tomar coisas bem doces, use mel que é uma opção mais saudável. No fim das contas, pra viciar em smoothie é só começar: é uma grande satisfação tomar um copo tão rico em coisas boas e pode até chamar de efeito placebo, mas me sinto mais saudável e mais energética. Abaixo, 3 receitas dos meus smoothies preferidos:


BANANA AND BERRIES SMOOTHIE:
Ingredientes (2 pessoas):

  • 2 bananas congeladas
  • 1 copo de iogurte natural (ou o sabor que você tiver em casa)
  • 1 xícara morangos, mirtilos e framboesa congelados (se você tiver dificuldades de encontrar mirtilos e framboesa, somente morangos dá super certo)
  • 1 copo de leite ou 1 copo de suco de laranja
  • Adicionais: 2 colheres de sopa de semente de chia ou de aveia/1 colher de sopa de óleo de coco ou de linhaça/ um punhado de folhas de espinafre limpas. 


Bata tudo no liquidificador. Se sobrar, dá pra guardar por 24 horas, mas quanto antes tomar, mais nutrientes o smoothie terá.

SMOOTHIE DE MAÇÃ E CANELA

Vi essa receita no Pinterest e era a receita preferida da Jennifer Lopez, Provei e achei uma delícia:

Ingredientes (2 pessoas):

1 maçã
2 bananas congeladas
1 xícara de iogurte
1 xícara de leite
2 colheres de aveia
1 pitada de canela
1 colher de sopa de manteiga de amendoim ou amêndoas (caso encontre no supermercado)

Bata tudo até ficar cremoso.

SMOOTHIE TROPICAL

  • 2 xícaras de suco de laranja
  • 1 banana congelada
  • 1 polpa de acerola
  • 1 polpa de maracujá
  • 1 copinho de iogurte
  • 1 colher de sopa de semente de linhaça, chia ou ração humana
  • cubos de gelo
Bata tudo e sirva

Um comentário:

  1. Não sabia desse truque de congelar bananas :)
    É só tirar toda a casca? Vivo perdendo bananas aqui em casa, e quando guardo na geladeira ficam um horror

    ResponderExcluir