sexta-feira, 5 de junho de 2015

Top 10: Porque eu amo meu processador de alimentos


 

Se você estava na dúvida se comprava ou não um processador de alimentos chegou a hora de decidir. Apesar de amar meu processador e não viver sem, vou tentar ser imparcial pra analisar se você precisa ou não de um na sua cozinha. Minha resposta inicial vai ser bem irritante: depende. Depende do nível de receitas que você faz na cozinha, quantas pessoas tem na sua casa e do espaço você tem pra guardar o trambolho. No final tudo que você não quer é ter que colocar seu processador no porão ou doar pra cunhada depois de meses criando teias de aranha na sua cozinha. E com a experiência que tive usando liquidificador X processador, deixo minha opinião sobre o que dá pra fazer no liquidificador e o que exige um processador de alimentos



wanderingmint.com
 10) Farinha de rosca, farinha de aveia, açúcar etc.: Como assim moer açúcar? É uma dica pra você que gosta de confeitaria e usa muito  açúcar de confeiteiro, ele é meio caro né? Você pode triturar o açúcar normal até ele virar pó! Moer aveia pra fazer uma farinha gluten free, ou moer pão velho torrado pra fazer farinha de rosca! Eu não gosto de muito moído, prefiro mais graúdo pra deixar o empanado mais crocante!

- Liquidificador: Já fiz farinha de rosca, nunca tentei moer açúcar nem aveias.
- Mini processador: Sim






Red Salsa, food processor
9)  Pra fazer salsas e vinagrete: mas que diabo são salsas? Eu faço muita comida mexicana aqui em casa e sempre tem salsas pra acompanhar. Salsas  são aqueles molhos geralmente a base de tomate que são perfeitos para mergulhar (ou "dipar") o chips nachos. Minha preferida: Tomates, cebola, suco de limão, coentro e pimenta japaleno. Bem parecido com o nosso vinagrete lindão

Liquificador: Se você gostar do molho bem batido até dá. O processador deixa o molho mais "pedaçudo", o que eu amo.
Mini processador? Sim! Se sua casa tiver 1-2 pessoas, manda ver no mini.

 




oneplateword.com
8) Pasta de curry: Eu faço muita comida indiana e tailandesa que levam pasta de curry. Se você quer fazer uma receita autêntica, esqueça o tal pozinho curry que não tem nada a ver. Uma boa pasta de curry é feita de gengibre, alho, cebola, pimenta e especiarias (variando na cor: curry vermelho, amarelo e verde). Adoro deixar um potinho na geladeira e ter pronta quando bater vontade de uma comida bem aromática.

- Liquidificador: Sim, mas é mais demorado e chatinho. Tem que desencalhar a pasta da lâmina com frequência.
- Mini processador: Sim! Pra quantidades menores




...into dreamy almond butter you'll want to eat straight up with a spoon.
sallysbakingaddiction.com
7) Manteiga de castanhas: Aqui em casa a gente come muito manteiga de castanhas (marido é viciado em manteiga de amendoim) e apesar de comprar no supermercado (já que aqui é mais barato do que fazer em casa), última vez que fui no Brasil quis fazer uma receita com manteiga de amendoim e fora aquele amendocream super processado, não encontrei nenhuma opção mais natural. Então a solução foi fazer em casa e foi super fácil! Dá pra fazer em bastante quantidade, deixar sempre na geladeira e escolher a castanha de sua preferência. A minha preferida é de macadâmia, que é um abuso de bom!

- Liquidificador: Não! Tentei fazer uma vez e foi um inferno! Não recomendo
- Mini processador: Sim! Pra quantidades menores




food52.com

6) Para moer carnes/desfiar carnes: especialmente no Brasil que é difícil achar uma boa variedade de cortes moídos. Eu uso muita carne moída de frango, peru, salmão, camarão, porco e até de cordeiro. Pra fazer almôdegas, hambúrguers e bolinhos de camarão, bolo de carne de peru etc. Eu já amo carne moída bovina e uso demais por ser prática e de ótimo preço. Ampliar o leque de opções na categoria moídos é sempre ótimo. Já pra desfiar carne de frango/carnes e até moer calabresa e fazer um empadão etc., também quebra o maior galho, ainda mais se você precisa fazer isso em grande quantidades.

- Dá pra usar o liquificador: Imagino que não. Nunca tentei, mas a anatomia do liquificador me faz duvidar. Já vi e testei também desfiar carnes (já cozidas) na batedeira. Então se você tem uma, ela cumpre bem essa função.
- E o mini processador? Não. A não ser que você faça uma quantidade muito pequena ou em várias levas. 



Blend perfect pesto.
givemesomeoven.com

5) Para fazer pesto, hummus e maioneses caseiras/aiolis: Eu sou viciada em pesto de manjericão e sempre tem hummus na minha geladeira. Às vezes compro hummus pronto, já que aqui nos EUA os hummus industrializados são deliciosos, mas é muito mais legal fazer em casa né? Fazer maioneses ou aoilis (molhos a base de gema de ovo) já é mais raro, mas de vez em quando eu faço.
- Liquificador:  Sim. Lá em casa a vida toda fizemos pesto no liquificador. O chato é que por o liquificador ser fundo, tem que interromper o processo várias vezes pra "desencalhar"o molho preso na lâmina. É mais chatinho mas dá certo. O processador é vapt-vupt e não há interrupções. Dá pra fazer hummus no liquidificador mas tem o mesmo problema. Já maioneses e aoilis dão super certo. 
- Mini processador: Olha, dá até dá, mas você vai ter que fazer em levas ou uma quantidade pequena. 



Quickly shred lots of potatoes.
toriavei.com
4) Ralar queijos: Eu não tenho muito saco pra usar os acessórios do meu processador, mas eu amo ralar queijos usando a lâmina raladora. Pra fazer pão de queijo, deixar um parmesão ralado na geladeira (já aposentei queijos ralados de saquinho há tempos), ou ralar em grades quantidades pra congelar, vale muito a pena! Haja muque pra ralar queijo no braço! E o mais legal é que se você não quiser usar os acessórios (ralador) dá pra ralar na lâmina normal, é só ir pulsando. Se o propósito é derreter o queijo, tanto faz o formato que ele fica.

- Liquidificar: Não
- E o mini processador? Sim, pra pequenas quantidades




Lauren Zaser

4)  Para fazer massas: Já fiz massa para quiches, para macarrão caseiro, bolos, tortas etc. Detesto fazer massa de quiche ou massa podre que leva muita manteiga na mão e fazendo no processador é menos meleca e muito rápido.

- Liquificador: A maioria de massas de bolo que rola fazer no processador também dá no liquidificador. Agora massa podre e de macarrão eu nunca provei, mas não me parece boa idéia.
- Mini processador?  Não. Massas geralmente levam pelo menos uma xícara de farinha, o que iria além da capacidade do mini.



 
 2) Picar cebola/legumes: Esse é um dos principais motivos que eu comprei meu processador. De-tes-to cortar cebola. Aliás, detesto tanto que até choro :( Realmente pra essa tarefa não tem substituto: o liquidificador não faz o mesmo serviço e é impressionante a rapidez que o processador pica os legumes. A cebola por exemplo sai picada no tamanho que você desejar: vá usando a opção "pulsar"pra atingir o resultado ideal. Uso para: picar cebola, pimentão (para uma moqueca por exemplo), cenoura, salsão (pra um molho bolonhesa) etc. Se você está na onda "fit" dá pra moer couve flor e fazer "arroz"de couve flor.

- Dá pra usar o liquificador: Não
- E o mini processador?  Sim! Se sua casa tiver menos de 4 pessoas, manda ver no mini.


chaw.com
1) Processar molhos, sopas e cremes (dã!): Não tem muito o que falar né? Faço molho pra estrogonofe, sopa de tomates, patês, se você tem bebê em casa é ótimo pra papinhas, enfim, qualquer coisa que você queira transformar em creme/líquido aqui dá!!

Liquidificador: Sim!
Mini processador: Sim! Pra quantidades menores





Eu tenho dois processadores, um mini da marca Ninja (excelente) que uso mais pro dia a dia, já que quase tudo que faço leva cebola picada e não gosto de pegar o trambolhão pra picar UMA cebola. Também uso muito o grande da Cuisinart que tenho há uns 7 anos e está inteirão. Uso pra fazer pesto, massas e quando vou cozinhar pra mais gente. O único processador brasuca que já usei foi o da Walita que tem na casa dos meus pais. Muito bom e completo, vem com vários acessórios. Pra ser sincera, 90% do uso do meu processador é com a lâmina normal, então se você quiser comprar um modelo mais simples também dá. Espero que esse guia te ajude a decidir, por mais que eu fale maravilhas do processador só você pode avaliar se vai usá-lo com frequência. Se for comprar por comprar e usar de vez em nunca, não vale a pena né?

28 comentários:

  1. Muito obrigada pelas dicas! eu estava em dúvidas se eu comprava um processador ou não e estou prestes a me mudar, pois acabei de casar e vai ser uma mão na roda, porque eu e ele fazemos muita comida que vão muito alho, cebola e na correria do dia a dia, a praticidade é fundamental! você explicou tudo o que eu precisava saber e tinha dúvidas! Bjss

    www.renatanerees.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz que o post te ajudou a decidir se precisavas de um ou não! Eu amo o meu e acho mais do que útil. Mas pra certas pessoas realmente ia ficar empoeirado..

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Qual o modelo e marca do seu miniprocessador? eu entendi que o seu mini pode moer grãos e fazer manteigas. eu quero um que possa fazer isso alem de picar legumes.
    Me esclareça qual é o modelo que vc tem por gentileza.

    Manu

    ResponderExcluir
  5. Anônimo, eu tenho a marca NINJA (mini processador) e a marca Cuisinart (o grande). Os dois foram comprados nos EUA. Já usei o da Walitta que meus pais tem e é muito bom. Nunca usei outras marcas brasileiras além da Walitta. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida! Adorei seu Post!!! Super explicativo!!! Se não é pedir muito, queria saber a potencia desse processador dos seus pais... rsss
      Porque quero comprar um que realmente moa carne e queijo! Bjs e obrigada

      Excluir
    2. Bia, meu processador da cuisinart tem 750watts. Já o mini da ninja tem 400watts. Segue os links abaixo.

      https://www.amazon.com/dp/B01AXM4WV2/ref=asc_df_B01AXM4WV24724192/?tag=hyprod-20&creative=394997&creativeASIN=B01AXM4WV2&linkCode=df0&hvadid=167151781903&hvpos=1o1&hvnetw=g&hvrand=617328761182592722&hvpone=&hvptwo=&hvqmt=&hvdev=c&hvdvcmdl=&hvlocint=&hvlocphy=9061212&hvtargid=pla-274659835561

      https://www.amazon.com/Ninja-Express-Chop-200-Watts/dp/B01MYTWOD9/ref=sr_1_13?s=kitchen&ie=UTF8&qid=1482818348&sr=1-13&keywords=ninja+food+processor++mini

      Excluir
  6. Olá boa tarde! Você poderia informar a potência, e o nr. de referência do seu processador? Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o mini https://www.amazon.com/Ninja-Express-Chop-200-Watts/dp/B01MYTWOD9/ref=sr_1_13?s=kitchen&ie=UTF8&qid=1482818348&sr=1-13&keywords=ninja+food+processor++mini

      o grande

      https://www.amazon.com/dp/B01AXM4WV2/ref=asc_df_B01AXM4WV24724192/?tag=hyprod-20&creative=394997&creativeASIN=B01AXM4WV2&linkCode=df0&hvadid=167151781903&hvpos=1o1&hvnetw=g&hvrand=617328761182592722&hvpone=&hvptwo=&hvqmt=&hvdev=c&hvdvcmdl=&hvlocint=&hvlocphy=9061212&hvtargid=pla-274659835561

      Excluir
  7. triturar nozes, castanhas, amendoim e outras sementes óleogenosas ????

    ResponderExcluir
  8. Quais as especiarias que vc coloca nos currys vermelho, amarelo e verde? Amoooo processador também!! Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kely, vou fazer um post sobre os 3 tipos de curry tailandeses!! Beijos!!!

      Excluir
  9. Não da pra fazer nenhum tipo de suco?

    ResponderExcluir
  10. ola, por favor, qual a potencia d seu processador?

    ResponderExcluir
  11. ola, por favor, qual a potencia d seu processador?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o da cuisinart 750 watts e o mini da ninja 300k. Abaixo os links com as especificacoes do produto

      https://www.amazon.com/dp/B01AXM4WV2/ref=asc_df_B01AXM4WV24724192/?tag=hyprod-20&creative=394997&creativeASIN=B01AXM4WV2&linkCode=df0&hvadid=167151781903&hvpos=1o1&hvnetw=g&hvrand=617328761182592722&hvpone=&hvptwo=&hvqmt=&hvdev=c&hvdvcmdl=&hvlocint=&hvlocphy=9061212&hvtargid=pla-274659835561

      ttps://www.amazon.com/Ninja-Express-Chop-200-Watts/dp/B01MYTWOD9/ref=sr_1_13?s=kitchen&ie=UTF8&qid=1482818348&sr=1-13&keywords=ninja+food+processor++mini


      Excluir
  12. Oi adorei sua dica. Uma dúvida o modelo ninja dá para fazer farinha de amêndoa e pasta de amendoim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Naiara. Desculpa a demora pra responder. O modelo da ninja é menos potente e menor. Até daria pra fazer, mas vai demorar mais e vc vai ter uma quantidade menor de pasta/farinha. Espero ter ajudado!

      Excluir
  13. Olá, Mariana! Adorei as dicas. Vou comprar um mini processador e gostaria de saber se todos têm a função de transformar alguns alimentos sólidos em pó, como o açúcar, que você comentou. Poderia me ajudar? ABS, Roberta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Celebrando com Arte! Desculpa a demora pra responder. Acho que vai depender muito da marca do mini, mas coisas como açúcar, farinha de rosca etc creio que daria sem problemas. Se a potencia for fraca talvez seja complicado de fazer farinha de castanhas ou pasta de amendoim.

      Excluir
  14. Boa as suas dicas, Mariana Gama. E certos ingredientes ou receitas, é recomendável o uso do processador, ao invés do liquidificador. Porque? Pelo risco de fundir (queimar) o motor, quebra a lâmina, dificuldade de bater, quebrar os comandos (botões pulsar e liga/desliga). Receitas como patê, sorbet (banana ou fruta congelada), torta de liquidificador. Ingredientes como gelo, castanhas, biscoito. São exemplos de só usar o processador.

    ResponderExcluir
  15. Boa noite. Adorei o post e tenho uma duvida ainda. Com o mini da kitchenaid da pra fazer tudo isso? Obrigada

    ResponderExcluir
  16. Olá! Eu comprei um britânia. O que você acha desse! Para desfiar frango, pois de vez em quando faço esse serviço para casa mesmo, um pastel de frango ou empadão. Será que ele irá me atender?

    ResponderExcluir