Jantar francês: sofisticação de maneira muito simples
A culinária francesa é aclamada mundialmente e não é por pouca coisa. Métodos de cozinhar diferenciados e complexos, ingredientes sofisticados, cortes nobres, itens exóticos e claro, muita manteiga, queijos, vinhos e creme de leite: não tem como dar errado. Adoro descobrir receitas francesas simples, pois apesar de simples no modo de preparo, nunca deixam a desejar na sofisticação.
No caso dessa receita, o creme de batata e manjericão, nada mais é que um purê "chique", preparado com alguns ingredientes a mais e de um jeitinho bem especial. As batatas são batidas em uma batedeira com creme de leite, manjericão e parmesão. A textura final é um veludo, textura de sobremesa. Uma das coisas mais gostosas que comi nos últimos tempos. A manteiga de roquefort, também preparada na batedeira é deliciosa e muito versátil! Por último, a chuleta de cordeiro é suculenta, macia e muito saborosa. Pra quem nunca experimentou cordeiro, sua carne é delicada e de sabor muito característico. Enfim, o prato final é um escândalo!
CREME DE BATATA E MANJERICÃO
Ingredientes (4 pessoas)
Ingredientes (4 pessoas)
- 1 xícara de folhas de manjericão
- 1kg de batatas descascadas e cortadas em cubos
- 1 xícara de creme de leite
- 3/4 xícara de queijo parmesão ralado
- sal e pimenta do reino
1) Cozinhe as batatas em água e sal até que fiquem bem macias, quase desmanchando.
2) Enquanto as batatas cozinham, esquente o creme de leite sem deixar ferver (pode ser no microondas) e acrescente o queijo parmesão.
3) Bata no liquidificador o manjerião e a mistura de creme de leite e queijo
4) Depois de cozidas, escorra as batatas e devolva-as para a panela ou em um recipiente apropriado para utilizar a batedeira. Acrescente a mistura de manjericão e creme de leite, e com a batedeira bata bem até que os ingredientes tenham virado um creme.
Manteiga de Roquefort: clique aqui
CHULETA DE CORDEIRO
Ingredientes (4 pessoas)
- 4 chuletas de cordeiro
- sal, pimenta do reino
- azeite
1) Tempere o cordeiro com pitadas generosas de sal e pimenta do reino moída na hora.
2) Pincele as chuletas com azeite de oliva e coloque em uma assadeira.
3) Asse em temperatura máxima no forno (ou na função gratinar se seu forno tiver), 5 minutos de cada lado.
Esta chuleta parece boa demais! Qualquer dia destes vamos experimentá-la. Depois te conto.
ResponderExcluirO purê já fiz e é divino!
Mari,
ResponderExcluirSeu blog está muito, muito legal. As receitas são divinas e facilmente percebemos o carinho e o esmero que você dedica a ele.
Esta receita é a minha queridinha, sempre a leio e a minha boca enche de água. Uau, tudo de bom!
Quero testá-la urgentemente.
Parabéns!!!
Liliane
Mari,
ResponderExcluirAdorei a receita do creme de batatas com manjericão. Vou fazer nesse fim de semana e depois te falo. Da pra perceber que cozinhar pra você e um ato de amor. Sucesso!!!
Mari,
ResponderExcluirAdorei a receita do creme de batatas com manjericão. Vou fazer nesse fim de semana e depois te falo. Da pra perceber que cozinhar pra você e um ato de amor. Sucesso!!!