sábado, 17 de março de 2012

Omelete Francesa: A Melhor do Mundo

Omelete francesa: fofinha e cheia de sabor!

Não sei na casa de vocês, mas na minha omelete sempre foi uma comida quebra-galho. Tipo nos dias que não tem nada na geladeira, mas sempre tem ovos e queijos. Acho que por isso peguei uma certa implicância com omelete e sempre revirava os olhos pra bonita. Sem contar que sempre achei  a expressão "não sabe nem fazer um ovo frito" um pouco injusta. Pra mim ovo frito e omelete são coisas difíceis de acertar.

Quando descobri essa omelete francesa, no Barefoot Contessa, não sosseguei até fazer! Achei genial a ideia de colocar batatas, bacon e cogumelos dentro da omelete, além do método de preparo muito interessante. Em vez de estressantes manobras radicais para virar a omelete, vai tudo pro forno, molinho! Ela sai perfeita, altinha e fofinha. Saborosa até dizer chega e com espaço para adaptações e criatividade, a omelete vai passar de quebra-galho a  prato desejo! 





Depois de sair do forno

Omelete francesa

Ingredientes (2 pessoas)
  • 5 fatias de bacon cortados em pedacinhos
  • 1 batata grande descascada e cortada em cubinhos (1 xícara mais ou menos)
  • 1 xícara de cogumelos frescos fatiados 
  • 1 xícara de muçarela ralada
  • 1/2 xícara de cebolinha picadinha
  • 6 ovos
  • 3 colheres de sopa de leite
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • sal e pimenta do reino 

1) Em uma frigideira que possa ser levada ao forno, doure o bacon em sua própria gordura por uns 7 minutos em fogo baixo. Quando crocantes, retire da panela e reserve.
2) Na gordura remanescente do bacon, refogue as batatas por 8 minutos ou até ficarem macias. Acrescente os cogumelos e cozinhe por mais 2 minutos. Tempere com sal e pimenta do reino.
3) Enquanto as batatas cozinham, coloque os ovos, leite, queijo e cebolinha em uma tigela e bata bem com um fouet. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. 
4) Quando as batatas e cogumelos estiverem prontos, retire-os da panela, e passe um papel toalha para retirar a gordura do bacon. 
5) Unte a frigideira com uma colher de manteiga, e em fogo baixo coloque a mistura de ovos e em cima as batatas, cogumelos e bacon . 
6) Asse em forno pré-aquecido a 180 graus por 10 minutos. 

18 comentários:

  1. Parece divina e fácil!
    Será nosso jantar de segunda-feira, com certeza.

    ResponderExcluir
  2. Por que não fazes amanhã no café mamy? O paizinho merece um belo brunch não achas?

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Cheguei até aqui através do blog Panelaterapia.
    Gostei muito de tudo que vi e li aqui no seu cantinho.
    Cada receita legal, diferente e dicas preciosas.
    Bjo

    ResponderExcluir
  4. Maria Célia, que bom que vc encontrou o blog!! Faço com muito carinho e fico muito feliz quando as pessoas curtem! Continue acompanhando que vem muitas receitas legais e dicas ótimas! Beijos e volte sempre!!

    ResponderExcluir
  5. Aprovadíssima! Vale a pena incorporar ao cardápio porque é muito gostosa.
    Para reduzir as calorias da omelete
    diminui a quantidade de bacon e de manteiga e desprezei metade da gordura do bacon frito para refogar a batata. Deu super certo!

    ResponderExcluir
  6. Ola,te encontrei no Blog Panelaterapia.Continue divulgando pois seu cantinho esta lindo,aconchegante para quem gosta de ir para a cozinha e mesmo para quem gosta so de passar para experimentar as delicias.
    Esta mesmo lindo,eu sei que ta nenem ainda,mas as fotos a organizacao esta 10,parabens!Amei tudo,nota-se o seu amor pela cozinha e agora em querer partilhar conosco.Obrigada viu?!Prometo que quando tiver um tempinho vou pegar uma dessas receitar e venho aqui fazer um comentario.Nao tenho o dom da culinaria.Mais erro do que acerto.Mas nao me conformo,quero esse dom para mim tambem,poxa! :-)
    Seu nome nao encontrei por aqui,mas seja a autentica "Cravo e Panela" da gente(leitoras).
    Abracos
    Que Deus continue te guardando
    Ps;Moro aqui nos EUA tbm ,esse eh o motivo pelo qual quero cozinhar p/matar a saudade do Brasil.
    (Eh escrevo muito mesmo,imagina o quanto converso?!)
    Bjos e ate a proxima visitinha

    Daphne

    ResponderExcluir
  7. Oi Daphne! Fiquei muito feliz em ler seu comentário! Realmente faço tudo com muito carinho e amor. Desde a preparação das receitas, as fotos e os textos. To curtindo demais fazer o blog e o mais legal de tudo é ver que as pessoas estão gostando! Tenho certeza que com um pouco de treino vc conseguirá fazer tudo que eu posto! Confie no seu taco e vc vai ver que no final da tudo certo (quase sempre)! Continue acompanhando o blog que vem muita coisa bacana por aqui! Onde nos EUA vc mora?

    ResponderExcluir
  8. Ola,tudo bem?
    Obrigada pelo incentivo :-)
    Assim que eu fizer alguma de suas receitas irei dizer se foi um desastre ou nao.Ja estou de olho em algumas aqui,talvez eu faca no domingo,vamos ver.Love em casa da ate gosto de ir pra cozinha p agradar,nao eh mesmo?!
    Bem,eu moro na Florida ha quase 2 anos e aqui ha muuuuuitos brasileiros(quero dizer,creio que em todos os lugares rsrs)Ha restaurantes brasileiros que se eu quisesse poderia muito bem matar a vontade da comidinha brasileira em um deles.Massssssss o que me agrada eh mesmo arrisar pilotando um fogaozinho.Ja acertei algumas receitas o lema eh nao desistir rsrsr
    Obrigada mais uma vez,e ate a proxima visitinha!
    (Ahh ja enviei o link para umas poucas amigas que tenho aqui,espero que elas venham ver o Cravo&Panela tbm.Tem uma que nem feijao sabe cozinha.Tai o motivo da minha esperanca pois tem sempre
    alguem pior do que eu kkk)
    Bjos
    Fquem com Deus
    Daphne

    ResponderExcluir
  9. olá, vi a sua omelete e adorei, vou experimentar, sou de portugal, já sou sua seguidora, se quiser espreite também o meu blog que é blogsugestoes.blogsopt.pt vou põr a sua receita de omelete como sugestão no meu blog, bjs :)

    ResponderExcluir
  10. ACHEI SEU BLOG ATRAVEZ DO PANELATERAPIA E ADOREI. LI TODAS RECEITAS ESTOU A DUAS HORAS NO SEU BLOG. AGORA VOU DECIDIR QUAL FAZER NO JANTAR. AMEI O CARINHO COM QUE VC FAZ SUAS RECEITAS. VIREI FA.

    ResponderExcluir
  11. Querida leitora! Muito obrigada pelo carinho! Comentários assim me motivam cada vez mais a continuar fazendo um blog bacana. Volte sempre, e me conte qual receita vc fez e se deu certo!!! Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Rute, vou dar uma passadinha no seu blog sim! Me conte como ficou a omelete! Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oi Mariana...adorei suas receitas, e tb vim atraves do panelaterapia.
    Vou já fazer essa omelete...adoro!
    Mas me tira uma dúvida, qualquer frigideira pode ir ao forno? ou posso assá-la em um forma de aluminio, tipo de bolo?
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, me desculpa a demora pra responder! Estou viajando e só tenho usado a internet do telefone! Respondendo sua pergunta, nao são todas as frigideiras q podem ir ao forno. Se tiveres um cabo de plástico/Madeira/borracha nao deve ir ao forno. A minha tem o cabo de alumínio como vc pode ver na foto. Também já fiz na frigideira de ferro. Caso nao tenha uma frigideira que possa ir ao forno, acho que uma assadeira ou travessa de pirex deve dar certo também! Só nao deixe de fazer viu? Depois me conta!! Beijos!!

      Excluir
  14. Adorei o blog. Parabéns!

    ResponderExcluir
  15. Tropecei na omelete que via no Panelaterapia, e, logo eu que adoro ovos :) agora vou espiar mais um pouco o blogue que promete :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, maravilha! Nao deixe de experimentar essa receita :)

      Excluir
  16. Mari amada, adorei!!
    Espero fazer logo, logo.. Pra mim omelete sempre foi um "quebra-galho" pra quando estava sem criatividade pra cozinhar, mas essa sua parece deliciosa!
    Como resistir a bacon, batatas e cogumelos? hehe
    Beijo grande!!
    Saudades

    ResponderExcluir