terça-feira, 6 de março de 2012

Bife asiático

                                             Bife asiático: carne de um jeito diferente!

Acho impressionante como certos ingredientes, quando combinados, têm o poder de modificar completamente um prato básico. Que a gente adora um bom bife com arroz e feijão não é novidade. Mas que tal preparar uma bela marinada, com sabores  interessantes, puxando pro lado oriental, pra dar aquela carinha de novidade ao bifão nosso de cada dia?

Sabores opostos bem distribuídos: nuances docinhas, o salgado do molho shoyo bem pronunciado, uma pegada ardida e claro, o azedinho de frutas cítricas que a gente adora. Cada garfada é uma viagem divertida às diferentes regiões da Ásia. Recentemente, aprendi um truque que me deixou viciada: grelhar carnes no forno. Na função gratinar, o forno fica quente pacas, perfeito pra dar aquele choque térmico na carne e deixá-la bem caramelizada por fora. Por dentro ela fica suculenta e com aquele gostinho de churrasqueira. Escolha um bom corte (uma alcatra, contra filé ou filé mignon) pra garantir a maciez da carne.
CARNE ASIÁTICA

Ingredientes (4 pessoas):
  • 600 g de um bom corte de bife (1cm de altura)
  • suco de 2 tangerinas e uma colher de sopa das raspas
  • 6 maços de cebolinha picada 
  • 2/4 de xícara de molho de soja
  • 4 colheres de sopa de óleo de gergelim
  • 1 colher de sopa rasa de açúcar
  • 4 colheres de sopa de gengibre ralado
  • 1 pitada de pimenta calabresa (a gosto)
  • 5 dentes de alho espremidos
1) Junte todos os ingredientes (menos o bife) em um recipiente. Mexa bem até que todos estejam combinados
2) Separe o molho em duas partes. Use uma das metades pra marinar a carne. Com um palitinho, faça furinhos no bife, para que o molho consiga penetrar a carne. Coloque a carne dentro de um saco plástico e despeje o molho. Feche bem o saco plástico e gentilmente massageie a carne, até que todo o molho esteja bem distribuído nos bifes. Deixe o bife marinando por pelo menos 24h.
3)  Antes de assar os bifes, escorra bem todo o líquido, e passe um papel toalha pra retirar o excesso de molho. Quanto mais sequinha a carne estiver, mais ela vai se caramelizar.
4) Coloque uma assadeira vazia (eu cubro com papel alumínio para facilitar a limpeza) dentro do forno enquanto ele esquenta na função gratinar. Quando o forno estiver bem quente, tire a assadeira e coloque nela os bifes. É importante que a assadeira esteja quente antes de colocar os bifes para que ocorra o choque térmico. De volta ao forno, asse de 4-6 minutos dependendo do ponto da carne que você preferir. 
5) Com a outra metade do molho, vamos preparar o molhinho pra jogar em cima da carne. Ferva ele em fogo baixo por uns 8 minutos. Jogue em cima da carne.

3 comentários:

  1. Coincidência! Hoje comprei bifes de contra filé pro almoço de amanhã. Já vou experimentar esta receita nova. Depois te conto...

    ResponderExcluir
  2. Nana, estou viciada no seu blog!!
    Todo dia entro pra ver as novidades!!
    Você está de parabéns, não só pelo talento, mas pela apresentação e pelos textos das receitas, que são sempre bem escritos e divertidos!
    Mal posso esperar uma folga dos meus estudos intermináveis pra testar alguns dos pratos que eu estou secando desde o post, como o crepe de cogumelos e as batatas coradas!!
    Vamos ver o que sai da minha limitada capacidade culinária! Depois te conto!
    Continue sempre com seus posts, adoro seu blog!
    bjokas

    ResponderExcluir
  3. Lulu! Fiquei muitooo feliz com seu comentário! Escrevo o blog com tanto carinho e adoro ver meu esforço reconhecido!!! Continue acompanhando o blog que vem muito mais delícias por aí!!! Ah!! E estou doida pra ver vc arrasando na cozinha (macarrão e pomarola não contam!!)

    ResponderExcluir