Penne com gorgonzola: na lista dos favoritos
Adoro dar "voltas ao mundo" experimentando diferentes receitas, mas sempre me pego voltando para a Itália, mais frequentemente do que os outros lugares. Meu fascínio por massas começou quando pequena. Adorava ir na seção de massas dos supermercados e ficava lá olhando para os vários formatos, penne, gravatinha, fusilli, tagliatelle, rigattoni, queria experimentar todos! E ainda perguntava pra minha mãe: "mãe, por que não podemos comer macarrão todos os dias no lugar de arroz?". Hoje amo massas, não só pela diversidade de formas, texturas e tamanhos, mas também pelas infinitas possibilidades que elas nos proporcionam. Elas nos permitem usar nossa imaginação e criatividade e os resultados são quase sempre satisfatórios. No final, se nada der certo, não há motivo para pânico. Descarte o molho e passe a massa na manteiga e finalize com um queijo ralado e pronto! Ainda, são as melhores amigas de cozinheiros iniciantes, afinal não há nada mais simples do que ferver água e cozinhar macarrão, não é mesmo?
Essa receita é uma das minhas massas preferidas e já fiz tanto que hoje a cozinho de olhos fechados. Muito provavelmente se você me convidar pra preparar uma janta na sua casa, ou vier jantar na minha, é esse prato que vou fazer. Um bom penne cozido al dente, com um molho bem cremoso a base de vinho e gorgonzola, dá certo com filé mignon, peito de frango ou camarão. As três versões são incríveis. E claro meus amados cogumelos não iam ficar fora dessa! Anote:
PENNE COM COGUMELOS E CREME DE GORGONZOLA
Ingredientes (4 pessoas):
- 400 g de penne grano duro (gosto de mini penne da Barilla)
- 200 g de peito de frango (ou filé mignon) em cubinhos
- 100 g de cogumelos paris frescos fatiados
- 1 cebola picadinha
- 2 dentes de alho amassados
- 1 colher de sopa de tomilho fresco (ou uma pitada de tomilho seco)
- 5 folhinhas de alecrim fresco ou seco
- 1 xícara de vinho branco seco
- 1 xícara de queijo gorgonzola em cubinhos
- 1 xícara de caldo de galinha (ou 1/2 tablete de caldo de galinha dissolvido em 1 xícara de água fervente)
- 1 colher de sopa de farinha de trigo
- 200ml de creme de leite
- 2 colheres de sopa de manteiga
- azeite
- sal e pimenta do reino
1) Esquente 2 colheres de azeite em uma frigideira funda e refogue a carne (frango, filé ou camarão) até que fique dourado. Tempere a carne com sal e pimenta do reino a gosto. Retire da frigideira e reserve.
2) Esquente 1 colher de sopa de manteiga e um fio de azeite (pra manteiga não queimar) e refogue a cebola, tomilho e alecrim por uns 4 minutos. Adicione o alho e pimenta do reino a gosto e refogue por mais 2m.
3) Acrescente os cogumelos e refogue por uns 3 minutos e ponha o vinho. Deixe reduzir por 2 minutinhos.
4) Junte o caldo de frango e espere ferver. Dissolva a farinha de trigo em um pouco de água, junte ao molho e mexa bem (o molho vai engrossar).
5) Adicione o queijo gorgonzola e espere derreter bem. Devolva a carne ao molho, desligue o fogo, junte o creme de leite, corrija sal e pimenta e sirva imediatamente com o penne.
Delícia e super fácil! O Dado sempre faz de gorgonzola, mas assim também parece ótimo!
ResponderExcluirJura miga? Pergunta pra ele como ele faz! E experimentem essa, é incrível! Vinho, ervas, cogumelos, gorgonzola, tem como dar errado? :)
ResponderExcluirNana,
ResponderExcluirfalou e disse,
de fato as massas são as melhores amigas dos iniciantes, e eu como iniciante que sou assino em baixo, adoro fazer massa pois é quando eu chego mais perto de acertar uma receita, além de AMAR a variedade de formas e as milhares de possibilidades de molho que podemos fazer.
Amo, em especial, o sabor de queijos e cogumelos nas massas, então, essa com certeza é minha próxima tentativa!
Adorei a receita, parece deliciosa!
Vou fazer em breve e te conto!
bjs!
Muito bom esta, vou fazer, depois digo se gostaram :)
ResponderExcluirRute, vem me contar sim! Adoro saber os resultados! Beijos
ResponderExcluirLu querida, estou super empolgada com sua animação! Ainda vou ver você arrasando na cozinha. Tens razão, cogumelos, queijos e macarrão é uma combinação de matar né? Fica de olho que logo em breve mais receitas desse tipo! Beijos e mais beijos da prima!
ResponderExcluirOi Mary! Tudo bem? Olha, adorei tanto a receita que fiz ontem mesmo! E não teve jeito... adoraram!!!! Ficou muito bom! Sabor suave e marcante ao mesmo tempo, adorei! Parabéns!
ResponderExcluirSeu blog sempre surpreende!
Beijos!
Maísa, que bom que você continua acompanhando o blog, e o mais legal: testando as receitas! Tudo que posto aqui já foi testado e aprovado e procuro colocar só as receitas que arrasaram! Adoro saber quando as receitas dão certo, então sempre venha me contar :) beijos!
ResponderExcluirLouca pra fazer amiga!!!
ResponderExcluirQuem sabe não testo essa semana? Te conto como ficou depois. :)
Saudades mil!!!!
Beijos!
Oi Mary! Um ano depois, fiz de novo! rsrsrs Aprovação total!!!!!
ResponderExcluirParabéns!
Beijos