Atum: lindo e delicioso!
Os outros peixes que me desculpem, mas pra mim, o peixe mais lindo e gostoso é o atum. Não tem coisa mais linda que aquela cor vermelho-rosado de um filé de atum fresco. Além de ser atraente, tem a textura firme, ideal para se comer cru, ceviche ou cozido além do sabor suave que acomoda qualquer tempero. Quando vou comer sushi, primeiro acabo tudo que vem com atum e depois parto pro salmão.
Adoro peixe cru, é refrescante, diferente, fácil e muito saudável. Além dos clássicos sashimis e os semi-crus ceviches, já ouviu falar dos tartares? Tartares são peixes crus e temperados, que geralmente são servidos com algum tipo de pão. Dia desses fui a um restaurante e comi um atum tartare servido em croissaint com chouriço crocante que foi uma das coisas mais gostosas que comi nos últimos tempos. Sem paciência pra preparar o chouriço e obviamente sem a receita do restaurante, fucei e busquei alternativas pro meu experimento caseiro. No lugar do chouriço preparei um aioli bem apimentado (com duas camadas de ardido: molho de pimenta e mostarda dijon) e atum fresco picadinho com temperos orientais e refrescantes que ficam perfeitos em um amanteigado croassaint. Aiolis são molhos a base de gema de ovo e óleo, super simples de preparar e que dão uma levantada em qualquer sanduba meia boca. Tá cansado daqueles sanduíches de atum enlatado e cheios de maionese? Experimente esse, com um aioli caseiro e picante que contrasta com o peixe leve e suave combinado a um croissaint aerado e amanteigado. Quem disse que casamento perfeito não existe?
ATUM TARTARE
Ingredientes (2 pessoas):
- 300 gramas de atum fresco
- 2 colheres de sopa de molho shoyo
- 1 colher de chá de óleo de gergelim
- suco e raspas de um limão
- 4 colheres de sopa de azeite de oliva
- coentro fresco picado a gosto
- cebolinha picada a gosto
- 1/2 pimenta dedo de moça sem sementes picada miudinha
2) Em uma tigela, coloque todos os ingredientes para formar o molho. Coloque o atum no molho, e deixe pegar gosto por um minutinho. Não deixe demais, senão o limão acaba cozinhando o atum e vira ceviche!
Para o Aioli
- 1 gema de ovo
- 1/2 colher de sopa de mostarda dijon
- molho tabasco a gosto
- 1 colher de chá de páprica
- suco de meio limão
- 1/2 xícara de óleo vegetal
1) Coloque todos os ingredientes no liquidificador, menos o óleo vegetal
2) Ligue o liquidificador em velocidade média e com a tampinha aberta. Acrescente o óleo vegetal em "fiozinho", até que a gema do ovo se emulsifique.
Montagem do prato
Em um croassaint fresco, passe um pouco do molho e sirva uma generosa porção do tartare.
Nenhum comentário:
Postar um comentário