Sopa de cebola: cremosa e quentinha
Estive em Floripa no mês de maio e lá peguei dias friozinhos bem gostosos. Eu adoro o inverno, não tem estação mais aconchegante! Um cobertor bem macio e quentinho, lareira, se embrulhar em um roupão de pelúcia, pantufas gigantes e meias felpudas! Sem falar que é a estação de engorda, não é mesmo? Muita massa, vinhos, queijos, fondue, sopas e cremes... Deve ser instintiva a vontade de comer mais durante os meses frios, já que no passado precisávamos de massa gorda para enfrentar a escassez de comida e suportar as baixas temperaturas.
Deixando teorias evolucionárias de lado, em um desses dias frios, resolvi fazer uma elegante e cremosa sopa francesa de cebola. Sabem aqueles pacotinhos de sopa de cebola em pó que vendem nos supermercados? Até gosto bastante deles e os uso para várias coisas, mas como sopa de cebola mesmo, não estão com nada! A verdadeira sopa de cebola francesa leva muita cebola, que é caramelizada lentamente na manteiga até ficarem docinhas e macias. Depois, um vinho seco, que pode ser branco ou tinto e não satisfeita ainda ponho um pouco de conhaque, para intensificar o caramelizado da cebola. Um punhado de ervas, caldo de carne e a melhor parte: depois de pronta a sopa vai ser gratinada com queijo suiço (ou gruyère) e uma fatia de pão. Tá bom ou quer mais?
SOPA DE CEBOLA FRANCESA
- 5 cebolas fatiadas
- 2 dentes de alho espremidos
- 3 colheres de sopa de manteiga
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo dissolvida em um pouco de água
- 1 xícara de vinho seco (branco ou tinto)
- 1/3 de xicara de conhaque (opcional)
- 2 litros de caldo de carne (eu particularmente acho muito forte, ponho 1 litro de caldo de legumes e 1 de carne)
- 2 folhas de louro
- 2 ramos de tomilho fresco
- sal e pimenta do reino
- 2 xicaras de queijo suiço ralado
- queijo parmesão ralado a gosto
- fatias de baguete francesa ou italiana (pode ser amanhecida)
1) Derreta a manteiga e refogue a cebola e o tomilho em fogo baixo por uns 10-12 minutos, ou até que estejam bem murchas e macias.
2) Adicione o alho e refogue por mais 2 minutos. Coloque o vinho, conhaque e louro e deixe reduzir por uns 2 minutos. Acrescente o caldo, espere ferver e engrosse com a farinha dissolvida em um pouco de
água e mexa bem para não empelotar. Cozinhe por uns 5 minutos.
3) Sirva a sopa em tigelas individuais e cubra com uma fatia de pão, queijo suiço e parmesão a gosto.
4) Na função gratinar do forno, gratine a sopa até que o quejo forme uma casquinha dourada.
Amo esta sopa! Hoje o dia está perfeito para repetir a dose...
ResponderExcluirBabando...
ResponderExcluir