Boeuf Bourguignon: o rústico glamoroso
Não tem como negar, em matéria de gastronomia os franceses são um povo danado pacas. Nunca vi tanto talento e jeito com cozinha! A culinária de lá é praticamente uma religião, e adoro o monte de frescuras e complexidade de seus métodos, mas adoro mais ainda a simplicidade dos pratos campestres franceses. Os pratos lá criados são objeto de desejo de qualquer chef ou cozinheiro, e todos nós que curtimos cozinhar deveríamos ter uma ou duas cartas francesas na manga pra exibir com orgulho. Uma das minhas é o clássico Boeuf Bourguignon. Imaginem que esse prato é considerado pelos franceses, um prato camponês rústico. Apesar de reconhecer nele essas características, pra mim prevalece a sofisticação e delicadeza dos seus sabores.
Sou super fã do chef francês abrasileirado, Claude Troisgros. Sua paixão e maestria por essa arte é admirável e seus programas no canal GNT são ótimos! Além da simpatia contagiante e de seu sotaque divertido e delicioso, Claude sabe como ninguém valorizar e destacar pratos, dos mais clássicos aos mais inusitados. Eu tinha uma receita bem básica de Boeuf Bourguignon, e fiquei muito interessada quando ele ensinou essa versão do famoso prato com acabamento de chocolate meio amargo. Quem já provou Boeuf Bourguignon, sabe que é um prato denso e de sabores bem marcantes, e pra mim a adição do chocolate conferiu uma textura extremamente aveludada ao molho e uma camada diferenciada de sabor comparada às versões clássicas. Fiquei impressionada e divido aqui com vocês esse xodó. Guarde com carinho na manga ou no bolso e não deixe de exibir sua receita para alguém especial e fazer cair o queixo dos mais exigentes paladares.
BOEUF BOURGUIGNON
Ingredientes (5 pessoas)
- 1,3 kg carne de cupim
- 750 ml vinho tinto
- 1 cebola picada
- 1 cenoura em cubos
- 4 dentes de alho
- 1 colher de sopa de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de tomate concentrado
- 4 cravos-da-índia
- 6 grãos de pimenta-do reino amassada
- 200 g de toucinho em cubos
- 100 ml de cachaça
- 1 bouquet garni (enrolar em um barbante tomilho, louro e salsa a gosto)
- 100 g de chocolate meio amargo em barra
- 50 ml creme de leite fresco
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino moída na hora, a gosto
2) Na mesma frigideira utilizada para fazer o toucinho, coloque os legumes picados e aqueça até que comecem a soltar líquido. Acrescente a cachaça e flambe os legumes. Em seguida, sempre misturando, acrescente a farinha, o vinho tinto, o tomate concentrado, a pimenta do reino, os cravos e, por último, o bouquet garni. Depois de ferver, jogue tudo na panela de pressão. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por 25 minutos.
3) Retire os ingredientes da panela de pressão e passe para uma panela de ferro. Deixe cozinhar por mais 25 minutos em fogo baixo.
Acrescente o chocolate e o creme de leite e, se necessário, tempere a gosto com sal e pimenta.
Legumes:
Ingredientes
- 250 g de bacon cortado em cubos
- 300 g de cogumelos Paris frescos cortados em quatro partes
- 250 g de cebolas pequenas cortadas em quatro partes
- 100 g de ervilhas congeladas
- 300 g de rigatoni cozido al dente
- Salsa picada
- Sal
- Pimenta-do-reino moída na hora
- Manteiga
Finalização
Em um prato fundo, coloque a mistura de legumes com rigatoni. Cubra com o boeuf bourguignon. Decore com folhas de salsinha picada.
Pra ver em vídeo, clique aqui:
http://gnt.globo.com/receitas/Receita--Boeuf-Bourguignon-com-chocolate-amargo.shtml
Uau! Parece um espetáculo!
ResponderExcluirLu, é muito gostoso mesmo. Precisa provar...
ResponderExcluir