quarta-feira, 22 de abril de 2015

Linguine a Puttanesca


Pra mim, cozinhar e comer vão muito além de uma necessidade diária. Muitas vezes as pessoas me perguntam, como tenho motivação e tempo pra cozinhar? A maioria das pessoas que conheço, não tem o hábito de cozinhar. Então fico curiosa, afinal, o que vocês comem? Muitos lancham, comem restos de almoço, pedem uma pizza ou às vezes petiscam qualquer besteira e fica por isso mesmo. Entendo que o tempo seja um recurso precioso, mas eu tenho plena consciência do tempo que eu desperdiço. Seja assistindo uma novela batida, ou perdendo tempo no facebook, já é normal me sentir culpada pelo tempo mal utilizado. Todos nós temos algum tipo de tempo livre e temos a opção de fazer com ele o que quisermos. Mesmo perdendo tempo com bobagem, eu sinto quase que uma obrigação de investir tempo em preparar uma refeição que não só satisfaça o corpo, mas a mente. Meu corpo é o bem mais precioso que possuo e simplesmente não tenho coragem de entulhá-lo com porcarias. Morando nos Estados Unidos, vejo diariamente os maus hábitos alimentares de amigos e colegas. As desculpas são infinitas: falta de tempo, dinheiro, vontade, enfim. são vários os  fatores que  resultam em uma alimentação pobre e descompromissada. Pois eu me recuso a seguir esse padrão,  eu me amo muito mais do que amo a preguiça de preparar um miojo. Depois do longo desabafo divido com vocês uma receita muito presente no meu cardápio. Qualquer prato que leve macarrão já  me agrada. Fugir do tradicional molho de tomate sem acrescentar muito trabalho, também é interessante. Todo ano, visito uma amiga no verão em Seattle, e suas origens italianas e fortes tradições me inspiram e me motivam a aprender cada vez mais sobre essa culinária maravilhosa. Da última vez que me recebeu, preparou uma macarronada Puttanesca deliciosa. Tratei de anotar a receita e hoje, um ano depois, é figurinha carimbada no meu cardápio. Componentes bem salgados como azeitonas e alcaparras animam. Bastante alho e pimenta calabresa hipnotizam e se a massa está cozida no perfeito al dente, não tem como reclamar. Dizem que as prostitutas italianas seduziam os homens com essa receita, e apesar de fascinante, a história é exagerada e me parece folclore. Verdade ou não, qualquer família de honra pode executar e apreciar esse molho, que por ser marcante, simples e relativamente saudável, é uma ótima opção para ter sempre por perto. 



LINGUINE PUTTANESCA
  • 2 latas de tomates pelados picados
  • 1 cebola pequena picada
  • 3 dentes de alho amassados
  • 20 azeitonas pretas sem carocos picadas
  • 2 colheres de sopade alcaparras escorridas
  • 2 filets de anchovas em conserva
  • pimenta calabresa a gosto
  • sal e pimenta do reino
  • salsinha picada a vontade 
  • queijo parmesao para servir

1) Coloque um fio de azeite (2 colheres de sopa aproximadamente) em uma frigideira funda. Espere esquentar e adicione os filets de anchova. Com uma colher de madeira, desmanche as anchovas ate que fiquem incorporadas no azeite. 2) Acrescente a cebola, e em fogo medio refogue a cebola por uns 5 minutos, ou ate que murche um pouco e fique corada. Pra auxiliar o processo do refogado, acrescente uma pitada de sal. 3) Adicione o alho, as azeitonas e as alcaparras e mexa ate que tudo esteja combinado, por mais ou menos um minuto. 4) Coloque o tomate (vc pode pica-los, esmaga-los com a mao mesmo, ou bater em um liquidificador ou com um mixer se voce preferir o tomate mais processado. Deixe cozinhar no molho por uns 30 minutos, acrescente sal, pimenta do reino e pimenta calabresa.  Acrescente a massa ja cozida no molho para que os sabores se incorporem na massa, e finalize com um fio de azeite, salsinha e bastante queijo parmesao. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário