Risotto de carne seca: valorizando ingredientes brasileiros
Como acredito que existe um chefe dentro de cada um de nós (pelo menos nós que gostamos de cozinhar), qualquer um pode criar seu prato de fusão. Quando vou ao Brasil, adoro usar ingredientes bem brasileiros que não encontro aqui nos EUA. Gosto muito de carne seca, e queria aproveitar minha visita pra preparar alguns pratos interessantes com ela. Minha irmã havia comentado sobre um risotto de carne seca que ela comera, e fiquei muito interessada na ideia. Imagina que máximo um risotto bem brasileiro? Substituí o vinho branco por cachaça, usei carne seca desfiada e em vez de parmesão, queijo coalho. Todo mundo adorou, e mal posso esperar minha próxima visita ao Brasil para fazer de novo!
RISOTTO DE CARNE SECA E QUEIJO COALHO
Ingredientes (4 pessoas):
- 2 xícaras de arroz arbório
- 2 colheres de sopa de manteiga e um fiozinho de azeite
- 1 cebola e meia picada
- 2 dentes de alho amassados
- 1 caixa de carne seca desfiada embalada a vácuo* ou 400g de carne seca desfiada preparada em casa**
- 2 xícaras de queijo coalho em cubinhos (a Tirolez vende queijo coalho tipo espetinho, eu tiro do palito e corto em cubinhos)
- 1/2 xícara de cachaça
- 1/4 xícara de salsinha picada
- 1 litro de caldo de legumes quente
- 1 colher de chá de páprica picante
- sal e pimenta
2) Em uma panela grande, derreta a manteiga com um fio de azeite, e refogue a cebola em fogo baixo por 3-4 minutos. Adicione o alho, o arroz arbório e a páprica. Refogue por uns 3 minutos, acrescentando mais manteiga se necessário
3) Coloque a cachaça e deixe reduzir por 1 minutinho. Comece o processo de cozimento do risotto, acrescentando o caldo de legumes aos poucos, e mexendo bem o risotto pra estimular o amido do arroz. Uma colher de pau ajuda a deixar o risotto super cremoso! Adicione mais caldo aos poucos, a medida que o caldo adicionado anteriormente for secando. Se por acaso o caldo acabar, use água quente. Continue o processo por uns 12-15 minutos até que o arroz fique cozido al dente.
4) Quando o arroz já estiver bem inchado (depois de uns 10 minutos do início do cozimento) adicione o queijo coalho. Esse tipo de queijo demora bastante pra derreter, então pra ele ficar bem molinho (não vai derreter por inteiro), tem que colocar com certa antecedência. Corrija o sal e pimenta.
5) Quando o arroz estiver al dente, desligue o fogo e tampe a panela por 2 minutos. Adicione a salsinha antes de servir.
*Encontrei no supermercada da marca Vapza e achei genial! Vem prontinha, só tiro um pouco do excesso de gordura e facilita a vida até dizer chega! Custa um pouco mais caro, mas vale a pena.
Olá Mariana
ResponderExcluirCom certeza este risoto que leva este ingrediente bem popular por aqui, como é a carne seca, conjugada com o arroz arbório e outros ingredientes típicos deve ter ficado delicioso.
Beijo.
Saudades deste dia e desta comida!
ResponderExcluirEste risotto é muito top!
Mari,
ResponderExcluirHoje resolvi colocar meus dotes culinários em ação, e a receita da vez foi seu risoto de carne seca. Porém, como não sabia que você tinha a receita no blog, estava fazendo de cabeça, e me esqueci do queijo coalho. Como já estou fazendo a receita, vou substituí-lo por um queijo Minas delicioso que tenho aqui. Espero que fique bom! Depois mando notícias, estou confiante.
Parabéns pelo seu blog. Quero experimentar cada uma das suas receitas, pois estão muito apetitosas. Já tive o prazer de degustar várias delas na sua casa.
Beijos
Tia Aurinha
Oi minha tia querida! Bom te ver por aqui! Tenho certeza que o queijo de minas ficou delicioso! Nao tem erro!
ResponderExcluirQuero ver a familia Boechat cada vez mais engajada na cozinha e fazendo muita coisa gostosa! Beijocas!!
Em que momento coloca a carne seca? Não ficou muito.claro. obrigada!
ResponderExcluirAnônimo, eu geralmente coloco junto com o queijo! Desculpa a confusão, vou corrigir a explicação!
ResponderExcluir