Risotto de limão siciliano: refrescante e cremoso
Salmão é uma coisa linda de ver (e comer). Não precisa de muito pra arrasar, e geralmente preparo de maneira bem simples. Um pouco de azeite, sal e pimenta, uns pinguinhos de limão siciliano e levo ao forno na opção gratinar por 8 minutos. Fica delicioso sempre. Não gosto de muita frescura no meu salmão, pois acho que ele por si só já basta. Quando quero incrementá-lo, procuro algo simples que não interfira demais no sabor natural dele, como esse salmão com casquinha crocante. Ou preparo um acompanhamento bombástico.
Com o verão chegando aí no Brasil (apesar do frio ter chegado pros lados de cá), resolvi preparar um prato bem refrescante que tem tudo a ver com a estação. Notei que os pratos de risotto que posto são super bem recebidos, e que o linguine ao molho cremoso de limão está sempre entre os posts mais lidos. Então que tal um risotto de limão siciliano? Tenho uma receita ótima que aprendi com "Tia" Nigella, e achei que seria o acompanhamento perfeito para o salmão grelhado. Fica cremosíssimo e com aquele sabor cítrico pronunciado que a gente adora, com bastante queijo parmesão pra temperar bem, e um punhado de salsinha, bem refrescante e perfumada. Acompanhado com um salmão simples de fazer e gostoso de comer, esse prato também vai ser um dos seus preferidos do verão.
RISOTTO DE LIMÃO SICILIANO
Ingredientes (2 pessoas)
- 1 xícara de arroz arbório
- 1 cebola pequena bem picadinha
- 1 talo de salsão bem picadinho
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 2 colheres de chá de alecrim picado
- 1 xícara de parmesão ralado
- 1/2 de creme de leite
- 1 gema de ovo
- raspas e suco de 1 ou 2 limões sicilianos, dependendo do tamanho
- 1/4 xícara de salsinha picada
- 1/2 litro de caldo de legumes quente
- Sal e pimenta
2) Derreta uma colher de sopa de manteiga com um fiozinho de azeite. Refogue a cebola e o salsão por uns 3 minutos. Acrescente o arroz e o alecrim e deixe dourar, uns 2 minutos.
3) Comece a acrescentar o caldo de legumes, duas conchas por vez. Espere o líquido ser absorvido antes de colocar mais caldo. Use uma colher de pau e mexa sempre: quanto mais você mexer, mais desenvolve o amido do arroz e mais cremoso seu risoto ficará. Repita o processo até o arroz ficar cozido, demora uns 12-15 minutos. Se o caldo acabar antes do arroz ficar cozido, use água quente para finalizar o cozimento
4) Quando o arroz estiver al dente, coloque o creme de limão no arroz, misture bem, acrescente 1 colher de sopa de manteiga, tampe a panela e deixe curtir por 2 minutos. Acrescente a salsinha, pimenta do reino, corrija o sal se precisar e sirva imediatamente.
Para o salmão
- 2 filés de salmão (1 por pessoa)
- Sal e pimenta do reino
- Pinguinhos de suco de limão
- Azeite de oliva
1) Forre uma assadeira com papel alumínio para facilitar a limpeza (opcional). Unte o papel alumínio com azeite de oliva.
2) Tempere os filés de salmao com sal, pimenta e suco de limão. Coloque o salmão na assadeira deixando um espaço de 2 cm entre eles. Unte o salmão com azeite de oliva e leve ao forno na função gratinar por 8 minutos.
Oi mariana! eu tenho minha própria receita de risoto de limão siciliano, mas fiquei com vontade de provar esta! Só pra confirmar: não vai vinho mesmo? E, ainda, pra esta receita você fez quantas xícaras de arroz? Uma, duas?
ResponderExcluirAbraço!
Oi Luiza! Acabei de notar que não coloquei a quantidade de arroz! Uma distração boba! Usei 1 xícara que dá pra suas pessoas. Se forem gulosos, dá pra por um tantinho a mais (mais 1/3)pra porções maiores.
ResponderExcluirA receita por incrível que pareça é sem vinho, mas não acho que seria má ideia colocar. Sou super a favor de acrescentar ideias e o nosso jeitinho pessoal às receitas. No caso dela, decidir deixar sem vinho já que é raro um risotto sem vinho, e nem sempre temos na geladeira né? Como o risotto fica delicioso sem, achei válido! Se fizer o risotto me conta como ficou? Beijos!